Manejo Reprodutivo e Índices Zootécnicos em Gado de Leite

Apostila de Bovinocultura Leiteira, Produção de Bovinos de Leite e Manejo e Administração Na Bovinocultura de Leite (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A pecuária leiteira encontra-se em fase de transição, passando de um modelo extrativista a uma pecuária competitiva, tendo, assim, que produzir de forma eficiente e com baixo custo. A eficiência reprodutiva, os fatores nutricionais, sanitários e genéticos são fatores que influenciam a produtividade do rebanho leiteiro e para verificar se esses fatores estão interferindo é necessário fazer um controle rigoroso, por isso as propriedades leiteiras trabalham com os índices zootécnicos. Os índices zootécnicos são aqueles cuja interação resulta na produção propriamente dita. Esses fatores podem ser analisados através de índices que permitam verificar o nível produtivo e reprodutivo do rebanho. Dentre os índices zootécnicos preconizados destacam-se, idade ao primeiro parto e ao abate, taxa de natalidade e desmama, taxa de desfrute, taxa de mortalidade, entre outros. Neste sentido, faz-se necessário a análise da performance reprodutiva animal, estabelecendo-se e avaliando-se parâmetros e índices reprodutivos, para que se possa identificar, definir metas, monitorar e solucionar os fatores que estão comprometendo a eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho. A seguir destaca-se os principais parâmetros que comprometem o manejo produtivo e reprodutivo em gado de leite, a serem considerados em um plano de avaliação, como índices zootécnicos, controle leiteiro e evolução do rebanho.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A guided tour of minimal indices and shortest descriptions.Marcus Schaefer - 1998 - Archive for Mathematical Logic 37 (8):521-548.
Indices of theory promise.Laurie Anne Whitt - 1992 - Philosophy of Science 59 (4):612-634.

Analytics

Added to PP
2023-01-06

Downloads
829 (#17,192)

6 months
388 (#4,555)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Emanuel Isaque Cordeiro da Silva
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references