Formulação de Rações

Instrução Técnica Para o Produtor Rural de Pernambuco 1 (1518-3254):1-4 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Os termos rações e dietas são comumente usados, entretanto, os mesmos possuem significados distintos. Para que o produtor possa distinguir: Ração: é a quantidade de alimento que o animal recebe no período de 24 horas. Dieta: é a mistura de ingredientes que formam o alimento que é oferecido ao animal. A formulação de ração pode ser encarada como a mecânica de transformação dos princípios estudados em Nutrição e aplicados na prática. É entendida como o apropriado uso dos alimentos e adequado balanceamento dos nutrientes necessários para o animal a que a ração se destina. Tanto a composição dos alimentos, as exigências dos animais (e de um mesmo alimento e mesmo animal), a digestibilidade, taxa de consumo e valor nutritivo são variáveis, porém constituem elementos para a formulação de rações. Com isso, o atendimento correto das exigências nutricionais normalmente é conseguido através de ajustes manuais individuais constantes. Sendo assim, mediante essa variação de dados, busca-se atingir a "faixa de necessidade" dos animais mediante os cálculos, alicerçados em valores médios, ou ainda estabelecendo-se limites máximos e mínimos. Há algumas razões para a formulação manual de rações, dentre as quais destaca-se que nenhum alimento é capaz de fornecer todos os nutrientes essenciais a todas as fases de vida do animal, além do fato do animal ser retirado do seu ambiente natural onde, possivelmente, encontraria tudo que necessitaria para sua manutenção. Além disso, a pastagem/forragem, por melhores que sejam, não fornecem quantidades satisfatórias de todos os nutrientes necessários para o crescimento, engorda, reprodução e lactação, sendo imprescindível a suplementação concentrada. Para formular as dietas dos animais de produção é necessário conhecer as seguintes informações: ingredientes disponíveis na região; requerimentos nutricionais dos animais a serem alimentados; custo por unidade do ingrediente (kg, litro); limitações químicas ou físicas dos ingredientes; e, por fim, a composição bromatológica dos ingredientes. Para balancear uma mistura de concentrados, devemos determinar as quantidades e proporções dos alimentos a serem fornecidos. O método mais divulgado, usual, simples e eficiente é conhecido como Quadrado de Pearson. Consiste em estabelecer proporções entre dois alimentos ou de misturas prévias de alimentos, da seguinte maneira: 1. No canto superior esquerdo do quadrado, escreve-se o teor de proteína do concentrado energético; 2. No canto inferior esquerdo, escreve-se o teor de proteína do concentrado protéico;

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Animal rights & human morality.Bernard E. Rollin (ed.) - 1992 - Amherst, N.Y.: Prometheus Books.
Animal rights and human morality.Bernard E. Rollin - 1981 - Buffalo, N.Y.: Prometheus Books.
The sciences of animal welfare.David J. Mellor - 2009 - Ames, Iowa: Wiley-Blackwell. Edited by Emily Patterson-Kane & Kevin J. Stafford.
Encyclopedia of animal rights and animal welfare.Marc Bekoff & Carron A. Meaney (eds.) - 1998 - Westport, Conn.: Greenwood Press.
Animal rights: moral theory and practice.Mark Rowlands - 2009 - New York: Palgrave-Macmillan.
Animal welfare.C. R. W. Spedding - 2000 - Sterling, VA: Earthscan Publications.
The Definition of Nonhuman Animal Euthanasia.Daniele Lorenzini - 2020 - Animal Studies Journal 9 (2):1-20.
Defending Animal Rights.Tom Regan - 2001 - University of Illinois Press.

Analytics

Added to PP
2022-11-20

Downloads
131 (#136,130)

6 months
65 (#66,111)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

Emanuel Isaque Cordeiro da Silva
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Emanuel Isaque Cordeiro da Silva
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references