São Paulo, SP, Brasil: PZP - Politikón Zôon Publicações (2021)

Authors
Luiz Carlos Mariano da Rosa
Lucent University - LU: Plano, Texas, USA
Abstract
Recuperando a noção de Paidéia, legado grego, a pesquisa em questão, detendo-se nos indícios do ideal da autoformação, para cujas fronteiras converge o contexto sociocultural da atualidade, discorre sobre o processo pedagógico que, imbricado em uma rede de relações que envolve as formas simbólicas mediante as quais o homem constrói o mundo, estruturalizando a realidade, se movimenta, no decorrer da história, oscilando entre a tendência que ora prioriza a formação individual, ora absolutiza o aspecto social, objetos de investigação no Capítulo 1, "Autoformação (do 'homem completo')", que reúne duas reflexões, a saber: "Quem é, pois, o indivíduo?" (I Parte), e "O que é, pois, a sociedade?" (II Parte).Dessa forma, no Capítulo 2, "Da educação: do jogo sociocultural e a inter-relação envolvendo 'modus vivendi' e 'modus essendi'", o texto se detém na análise da educação por meio da mensagem do filme Coach Carter - Treino para a Vida, que acena com o paradoxo da democratização do ensino e converge para as fronteiras que assinalam a função da escola e o papel do educador, sublinhando o jogo sociocultural e a inter-relação envolvendo "modus vivendi" e "modus essendi" que perfazem o referido processo.Nesta perspectiva, baseado na mensagem do filme Coach Carter - Treino para a Vida, a pesquisa se detém na possibilidade de construir uma situação pedagógica que seja capaz de dialogar com a lógica do sistema que, em nome da práxis "reproducionista", mantém a instituição escolar como refém dos mecanismos de exclusão social, guardando, simultaneamente, a paradoxal tendência que carrega por meio do seu exercício de possibilitar a emergência de um arcabouço capaz de reduzir os efeitos da "violência inerte" das estruturalidades socioculturais, convergindo para as fronteiras que assinalam uma problematicidade no tocante à inter-relação envolvendo a conformação ao seu modus vivendi e o horizonte da autotransformação, que se refere ao modus essendi, como pressupostos do processo formativo-educacional que, no contexto sócio-histórico brasileiro, demanda uma análise que não expõe senão as raízes ideológicas que o caracterizam desde a sua instauração.
Keywords autoformação  educação  Paidéia  pedagogia  modus essendi  modus vivendi  Pierre Janet  Pierre Bourdieu  Émile Durkheim  Edgar Morin
Categories (categorize this paper)
Buy this book Find it on Amazon.com
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 65,784
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

The Moral Standing of Modus Vivendi Arrangements.Fabian Wendt - 2016 - Public Affairs Quarterly 30 (4):351-370.
Why Theorize Modus Vivendi?Fabian Wendt - 2018 - In John Horton, Manon Westphal & Ulrich Willems (eds.), The Political Theory of Modus Vivendi. Heidelberg: Springer. pp. 31-47.
Instability and Modus Vivendi.Nat Rutherford - 2018 - Critical Review of International Social and Political Philosophy:1-22.
Can Modus Vivendi Save Liberalism From Moralism? A Critical Assessment of John Gray’s Political Realism.Rossi Enzo - 2018 - In John Horton, Manon Westphal & Ulrich Willems (eds.), The Political Theory of Modus Vivendi. Dordrecht: Springer Verlag. pp. 95-109.
Modus Vivendi Beyond the Social Contract: Peace, Justice, and Survival in Realist Political Theory.Thomas Fossen - 2018 - In John Horton, Manon Westphal & Ulrich Willems (eds.), The Political Theory of Modus Vivendi. Cham, Switzerland: Springer Verlag. pp. 111-127.
Realism, Liberal Moralism and a Political Theory of Modus Vivendi.John Horton - 2010 - European Journal of Political Theory 9 (4):431-448.
The Political Theory of Modus Vivendi.Peter Jones - 2017 - Philosophia 45 (2):443-461.
Como extranjeros entre ciudadanos: multiculturalismo y acatamiento de la soberanía por razón de la residencia.Julián Sauquillo González - 2002 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 35:105-139.
Rawls on Pluralism and Stability.Robert B. Talisse - 2000 - Critical Review: A Journal of Politics and Society 15 (1-2):173-194.
Chancy Modus Ponens.Sven Neth - 2019 - Analysis 79 (4):632-638.

Analytics

Added to PP index
2021-05-06

Total views
8 ( #989,039 of 2,463,151 )

Recent downloads (6 months)
4 ( #179,042 of 2,463,151 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes