Revista Ítaca 34:90-123 (2019)

Authors
Luiz Carlos Mariano da Rosa
Lucent University - LU: Plano, Texas, USA
Abstract
Caracterizando a existência como um processo de escolha e decisão que converge para a constituição do sujeito como tal, Kierkegaard atribui à existência a condição de um projeto em uma construção que encerra três possibilidades existenciais fundamentais, a saber, o estético, o ético e o religioso. Dessa forma, o artigo assinala que, constituindo-se uma dimensão em cujo estádio a procura do sentido ou a busca do absoluto circunscreve-se à imanência, o modo existencial estético caracteriza-se como a fruição da subjetividade consigo própria através do instante do prazer sensual em um movimento que implica a sedução como esforço de conquista de si que, contudo, escapa ao seu poder em uma relação que converge para o desespero, haja vista que a renovação de forma indefinida da condição originária do amor esgota-se na generalização. E se o estágio ético encerra a integração na comunidade social através da institucionalização da repetição como um modo de vida baseado na objetividade e na racionalidade, a conformação do sujeito ao modus vivendi e ao modus essendi do geral implica a harmonização da sua subjetividade com a generalidade do bem e do mal por meio de um processo que torna-se incapaz de resolver a questão da sua desordem existencial. Assim sendo, o artigo mostra que, se a virtude moral que o ético impõe converge para a impossibilidade de superação do desespero que caracteriza a busca do absoluto na imanência, a atitude religiosa, abdicando da realidade em sua totalidade finita em função da relação absoluta com o Absoluto, demanda a suspensão teleológica do ético e tende a instaurar a autenticidade existencial através de um movimento que mantém correspondência com a fé como o “salto” que implica a consciência de si em sua singularidade e a espiritualidade individual.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories (categorize this paper)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 69,160
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Marxismo e salto qualitativo.A. Del Noce - 1948 - Rivista di Filosofia 39 (3):209.
Deduzione dell'azione e salto qualitativo.M. Dal Pra - 1952 - Rivista di Storia Della Filosofia 7 (4):300.
O Abismo da Liberdade: Arendt vs. Kierkegaard e Sartre.Lídia Figueiredo - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):1127 - 1140.
A Educação Da Subjetividade Em Kierkegaard E Paulo Freire.Cleiton Santos Nunes - 2011 - Pensando: Revista de Filosofia 2 (4):193-209.
Kierkegaard e o Tédio.Nuno Ferro - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):943 - 970.
Kierkegaard como crítico da imprensa: O caso Corsário.Márcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):72-82.

Analytics

Added to PP index
2021-10-31

Total views
5 ( #1,199,441 of 2,499,305 )

Recent downloads (6 months)
2 ( #278,163 of 2,499,305 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes