Abraão e a fé como relação absoluta com o Absoluto em Kierkegaard: Da angústia fundamental ao desafio do desespero entre o paradoxo absoluto e a paixão infinita da interioridade

Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas (OmniScriptum Publishing Group) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Consistindo em diferentes possibilidades diante da condição trágica da existência, o estético, o ético e o religioso são os modos existenciais em Kierkegaard que trazem como personagens o Poeta, o Herói Trágico e o Cavaleiro da Fé. Se o que perfaz o estético é a fruição do prazer em uma relação baseada na pura imediatez e sedução como esforço de conquista de si mesmo, o ético encerra a harmonização da subjetividade com a generalidade do bem e do mal, convergindo ambos para reduzir a busca do Absoluto à imanência. Dessa forma, baseado no princípio hermenêutico-existencial de Kierkegaard, o Prof. Luiz Carlos Mariano da Rosa investiga o dever ético do Herói Trágico e a sua virtude moral, detendo-se na distinção entre Agamêmnon e Abraão, o Cavaleiro da Fé e a sua relação absoluta com o Absoluto. Assim sendo, a pesquisa assinala que Abraão inaugura uma experiência existencial que encerra a fé como relação absoluta com o Absoluto e converge para a superação do determinismo natural e do terror da história através de uma liberdade absoluta, que pressupõe um novo ser e um novo modo de existência e implica a manifestação do Eterno no temporal, a encarnação do Lógos, Deus-Homem Jesus Cristo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La autocomunicación absoluta de Dios en sí mismo según Karl Rahner.Jorge Aros Vega - 2011 - Veritas: Revista de Filosofía y Teología 25:133-151.
Deus e o Absoluto.Denis Lerrer Rosenfield - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):33-51.
Metafísica da Soberania e da Representação Política.Diogo Bogéa - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):23.

Analytics

Added to PP
2021-11-21

Downloads
7 (#1,360,984)

6 months
4 (#800,606)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Luiz Carlos Mariano da Rosa
Lucent University - LU: Plano, Texas, USA

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references