Teoria e história: uma relação tensionada

Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (1) (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Existe uma tensão entre Teoria e História: “[...] a poesia é mais filosófica e de caráter mais elevado que a história, porque a poesia permanece no universal e a história estuda apenas o particular” (Aristóteles, 2007, 43). Esta afirmação de Aristóteles talvez tenha sido a primeira indicação da referida tensão entre as duas formas de conhecimento: a histórica e a teórica. Na citação acima, a filosofia é a referência de um pensamento hierarquicamente superior, sendo que sua legitimação enquanto tal passa pela universalidade de suas verdades. É importante salientar que a poesia nesta reflexão aristotélica é uma forma de conhecimento, embora difira da história no que concerne à matéria do conhecido: na primeira, o fato poderia ter acontecido; na segunda, aconteceu. Porque aconteceu, o fato é singular, e que poderia ter acontecido cai no âmbito do universal. Neste sentido, a chave para a compreensão da tensão entre história e teoria é a universalidade ou singularidade do conhecimento adquirido: “[...] é evidente que não compete ao poeta narrar exatamente o que aconteceu; mas sim o que poderia ter acontecido, o possível, segundo a verossimilhança ou a necessidade. O historiador e o poeta não se distinguem um do outro, pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso [...]. Diferem entre si porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido” (Aristóteles, 2007, 43). Ao situar a história em nível menos elevado que a poesia, Aristóteles parece ter suscitado em pensadores contemporâneos a ideia da distinção entre conhecimento histórico e conhecimento teórico. O presente estudo versa sobre a natureza do conhecimento histórico e seus impasses metodológicos no uso dos referenciais teóricos necessários às suas indagações fundamentais.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Maria Isabel LAFUENTE: Teoría y metodología de la Historia de la Filosofía. [REVIEW]Aurelio Arteta - 1987 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 2 (5):592-594.
Para filosofar com crianças..Sérgio A. Sardi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):413-418.
Historia intelectual y teoría crítica.Jose Sazbón - 1997 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 4 (6):29-42.
Ideia, História e Sistema em Hegel.João Alberto Wohlfart - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (2).
Teoría y metodología de la Historia de la Filosofía. [REVIEW]Aurelio Arteta - 1987 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 2 (2-3):592-594.
La historia de la Lógica como una historia por hacer.Luis Vega González - 1986 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 1 (3):719-748.
Fronteiras: leituras filosófico-teológicas.João Manuel Duque - 2011 - Porto: Universidade Católica Editora.

Analytics

Added to PP
2022-07-29

Downloads
5 (#1,510,250)

6 months
3 (#992,474)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references