Uma questão metodológica: o interesse cognitivo em Max Weber

Revista Eletrônica Do Instituto de Humanidades 8 (XXX):95-104 (2009)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Para Max Weber, a sociedade não pode ser compreendida em sua totalidade. Max Weber tem como referência uma realidade infinita e complexa, analisada a partir de um determinado ponto de vista. O problema da seleção da realidade nas ciências histórico-sociais, abordado por Max Weber no início da segunda seção dos Estudos críticos sobre a lógica das ciências da cultura, é fundamental para a estrutura de sua metodologia científica. Este momento pré-científico da metodologia é que permitirá a construção de uma possível constelação causal. É o investigador que, dotado de interesse, seleciona a realidade e dá sentido a ela. Demonstra, agindo desta maneira, o que merece ser para ele conhecido no fluxo infinito da realidade. Argumenta Max Weber que a “relação com os valores” permite ao cientista o recorte e ordenação do objeto, conferindo sentido a esta parte da realidade que detém significação geral para o pesquisador. Assim, o argumento principal aqui exposto estabelece a importância do interesse cognitivo para Max Weber, já que em sua metodologia o conhecimento seria sempre fruto de um recorte particular, da seleção de um conjunto específico de problemas. Essa seleção ou recorte particular seria, necessariamente, feito a partir das referências do cientista.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Max Weber: sugerencias para una "reconstrucción".Ricardo F. Crespo - 1996 - Tópicos: Revista de Filosofía 11 (1):23-34.
Internalismo e justificação epistêmica não inferencial.Kátia Etcheverry - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (3):527-547.
Ethos y economía: Weber y Foucault sobre la memoria de Europa.José Luis Villacañas Berlanga - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 51:25-46.
Racionalização e Modernidade em Max Weber.Matêus Ramos Cardoso - 2015 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 2 (1):39-58.

Analytics

Added to PP
2019-02-26

Downloads
199 (#96,923)

6 months
45 (#87,161)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Henrique F. F. Custódio
Federal University of Minas Gerais (PhD)

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references