Adam Smith e a virtude da justiça

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e31597 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo central desse artigo é refletir sobre o papel e o significado do critério de justiça no pensamento de Adam Smith, considerando especialmente a obra The Theory of Moral Sentiments e, parcialmente, as obras Lectures on Jurisprudence e An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations. O propósito básico é tentar esboçar uma teoria da justiça que pode ser encontrada nas obras de Smith, particularmente no seu texto de 1759, a saber, The Theory of Moral Sentiments. Para tal, inicio esclarecendo alguns conceitos centrais de sua teoria moral sentimentalista, a saber, empatia, espectador imparcial e mão invisível. Posteriormente, investigo o papel das virtudes nesta teoria normativa anti-utilitarista e a distinção entre virtudes positivas e negativas. De posse disso, o próximo passo será analisar a concepção de justiça retributiva defendida por Smith, que parece defender uma teoria híbrida da punição por englobar aspectos retributivista, preventivista, expressivista e reabilitacionista. Por fim, reflito sobre o significado da justiça como virtude negativa e sua ligação com os direitos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,122

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O critério de justiça e a descritividade.Denis Coitinho Silveira - 2016 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 15 (1):14-35.
O Papel Do Princípio Aristotélico Na Teoria Da Justiça De Rawls.Denis Coitinho Silveira - 2008 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 7 (2):201-214.
A justiça em termos Humeanos.Elcio Alcione Cordeiro - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (5).
Notas sobre o conceito de Virtude em Platão.Jayme Paviani - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):86-98.

Analytics

Added to PP
2022-09-13

Downloads
3 (#1,582,847)

6 months
3 (#643,273)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?