Educação a partir da sapiência dos oprimidos

Filosofia E Educação 10 (1):233-242 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Laureado com a designação de patrono da educação brasileira, Paulo Freire foi, seguramente, um icônico humanista cristão e um notável intelectual do século XX. A obra Pedagogia do oprimido desvela, de modo singular, a politicidade da educação. Em que se pese a natureza conceitual do problema, esse escrito se faz irredutível a qualquer forma de especulação impassível e estéril. A proposta pedagógica de Freire consiste numa educação dialógica, participante, problematizadora e emancipatória, na qual o oprimido possa libertar-se a si mesmo das amarras da coisificação, para, assim, exercer sua própria vocação ontológica de “ser-mais”, de ser sujeito cognoscente, autor de sua própria história através da práxis. Com efeito, o projeto freiriano de uma pedagogia contextualizada, i.e., forjada a partir do oprimido, de sua própria linguagem e valores, se funda, necessariamente, na fé nas pessoas. Dito de outro modo, a confiança no povo é uma condição imprescindível para a própria revolução.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sapiencia psicológica a partir de Eichmann.Gustavo Perednik - 2006 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
Um Diálogo entre a Educação Ambiental ea Educação Física.Leodir F. Ribeiro - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz.Nilo Ribeiro Júnior - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):53-83.

Analytics

Added to PP
2018-05-17

Downloads
18 (#808,169)

6 months
8 (#352,434)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references