O valor da queixa nos modelos compreensivos da psicopatologia

Aufklärung 5 (2):97-108 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste trabalho procuramos compreender de que modo a queixa é articulada como sintoma na clínica, salientando a preponderância de tal “fase” para a validação epistémica e normativa dos procedimentos terapêuticos. Partindo da perspetiva da filosofia da psiquiatria, consideramos os pressupostos pré-clínicos da queixa e o contexto da sua inscrição na gramática médica, assim como os diferentes modelos compreensivos que lhe estão subjacentes. Nestes modelos, em conformidade com o auto-encerramento comunicativo dos discursos e práticas médicas, encontramos diferentes níveis de abertura às dimensões subjetiva da queixa, isto é, à biografia e vivência do paciente, mas também à experiência clínica do terapeuta. Longe de apresentar um exame exaustivo dos tipos de queixa e sua relação com a particularidade do caso e da doença mental, ensaiamos um mapeamento ou cartografia conceptual que permitirá avançar para a exploração de problemas específicos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La función explicativa de los modelos en biología.Antonio Diéguez Lucena - 2013 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 18:41-54.
Vantagens e limitações das ontologias formais na área biomédica.Stefan Schulz, Holger Stenzhorn, Martin Boeker & Barry Smith - 2009 - RECIIS: Revista Electronica de Comunicacao Informacao, Inovacao Em Saude 3 (1).

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
14 (#934,671)

6 months
1 (#1,459,555)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?