Escritos de ocasião

Lisboa: Universidad Catolica Editora (2008)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Com razão se costuma dizer que um problema bem posto é problema meio resolvido E o contrário também é verdade Ora, definir bem um termo tem grande analogia com pôr bem um problema- a correcta definição dos termos que usamos é condição indispensável para a adequada abordagem e debate de qualquer tema A ponto de Jaime Balmes ter podido dizer, com alguma dose de optimismo- si definimos no discutiremos Bem o sabiam os escolásticos, que por esse motivo faziam preceder qualquer disputa pela fase ad terminos, na qual todos os termos que iriam utilizar eram cuidadosamente definidos A história da Ética dá-nos a conhecer alguns casos confirmativos, verdadeiramente exemplares, tanto da importância das definições exactas como das consequências negativas e dificuldades levantadas pelas formulações incorrectas Dois desses exemplos serão aqui lembrados- os dos problemas com que os moralistas se tiveram de confrontar em consequência das deficientes definições de mentira e mutilação A definição de mentira que vigorou durante séculos no mundo ocidental foi a que propôs S Agostinho, primeiro e quase único autor da Antiguidade a estudar desenvolvidamente o tema Este apaixonado pela verdade preocupou-se seriamente com a mentira, e não apenas por ela ser o oposto da verdade- também porque a sua própria concepção de mentira e, consequentemente, a definição que dela propôs, não se lhe apresentava isenta de dificuldades.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Social substance of religion.Gerald Heard - 1931 - New York,: Harcourt, Brace & company.
Sind Religionen gefährlich?Rolf Schieder - 2008 - Berlin: Berlin University Press.
Religion and Hume's legacy.D. Z. Phillips & Timothy Tessin (eds.) - 1999 - New York: St. Martin's Press, Scholarly and Reference Division.
The living God: basal forms of personal religion.Nathan Söderblom - 1933 - New York: AMS Press. Edited by Yngve Brilioth.
Irrationalism and rationalism in religion.Robert Leet Patterson - 1954 - Westport, Conn.,: Greenwood Press.
Religion and rationality: essays on reason, God, and modernity.Jürgen Habermas - 2002 - Cambridge, Mass.: MIT Press. Edited by Eduardo Mendieta.

Analytics

Added to PP
2013-04-19

Downloads
4 (#1,590,841)

6 months
3 (#1,023,809)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references