Ética e moral epicurista em Così parlò Bellavista, de Luciano de Crescenzo

Investigação Filosófica 10 (1):31 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo analisa, aproximando as áreas da Literatura e da Filosofia, a Moral e a Ética sob a perspectiva do filósofo grego Epicuro, na obra italiana _Così parlò Bellavista: Napoli, amore e libertà_, de Luciano de Crescenzo, publicada em 1977. Apesar das ideias de Epicuro terem sido concebidas há séculos do personagem professor de filosofia Gennaro Bellavista, este acredita que os napolitanos se comportam conforme os ensinamentos do mestre grego: pela via do prazer e pela negação das dores físicas e das atribulações mentais. Ainda que a análise de Bellavista seja pautada em Epicuro, o professor acrescenta suas próprias reflexões sobre a vida em Nápoles, contextualizando a filosofia epicurista para esse povo. A partir deste contexto, busca-se analisar também, com base na antinomia utilizada no pensamento filosófico _apolíneo-dionisíaco_, por trechos do romance e pela análise de uma anedota, intitulada “Geraldinho, o kamikaze”, presente no livro estudado, como os napolitanos podem ser observados por esse viés. Observa-se que os napolitanos, pensados pelo professor Bellavista, seguem um comportamento epicurista-napolitano: ética e moral são pautadas nas características do dionisíaco, isto é, preferência pela desordem, desprezo pelas leis e desfrute dos prazeres primários, segundo a classificação dos prazeres de Epicuro.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ethiká: A vida do sábio Epicurista.Mauro Juarez Sebastião dos Reis Araujo - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):20-32.
La ética de la virtud y su lugar en la teoría ética.Jacob Buganza - 2017 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 55:54-67.
Epicurus: psychological or ethical hedonist?Larry J. Waggle - 2007 - Revista de Filosofía (Venezuela) 57 (3):73-88.
Da ética à moral: O percurso Ricœuriano.Elsio José Corá - 2013 - Prometeus: Filosofia em Revista 6 (12).
Apontamentos sobre ética cristã.José Adriano - 2007 - Revista de Cultura Teológica 59:9-42.
O problema da responsabilidade moral na perspectiva de K.-0. Apel.Angelo Cenci - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):961-975.

Analytics

Added to PP
2020-08-12

Downloads
9 (#1,187,161)

6 months
4 (#698,851)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references