Violência e processo democrático em Hannah Arendt

Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (3):429-450 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Pretendo mostrar, neste artigo, que a mentalidade alargada arendtiana significa um processo de generalização que não prescinde do contexto, gerando validade sem com isso abrir mão da pluralidade e da particularidade dos participantes, e que é nesse processo que se evidenciam e se realizam os critérios que legitimam as opiniões e a prática política. Em segundo lugar, pretendo mostrar ainda que, a partir dos processos da mentalidade alargada e da definição de normas e critérios legítimos que regulam o espaço público, a filosofia arendtiana contempla a questão da violência justamente ao buscar regras e instituições que visam conter a violência e a dominação nas relações humanas. A violência, no espaço público arendtiano, tem de ser contida por leis e instituições, porque ela é um fenômeno desse espaço, e não “externo à polis” e sem relação com o poder. Pretendo, com isso, analisar os estatutos da violência e da opinião em Arendt a fim de compreender o seu conceito de poder como base legitimadora da ação política. A reflexão que aqui desenvolvo tem como fundamento que a política arendtiana se baseia em princípios democráticos de participação ativa que apenas podem se realizar dentro de um quadro institucional organizado juridicamente e que promove a pluralidade humana.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,164

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Hannah Arendt e a filosofia política na era atômica.Gabriel Guedes Rossatti - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):535-552.
On Parks, Squares and Oases: an Exploration ofn the Political Spaces in Hannah Arendt.Straehle Edgar - 2017 - Las Torres de Lucca: Revista Internacional de Filosofía Política 6 (10):21-49.
Práxis e poiesis: uma leitura arendtiana do agir político.Edson Luis & Almeida Teles - 2005 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 6:123-140.

Analytics

Added to PP
2019-07-06

Downloads
4 (#1,550,102)

6 months
3 (#880,460)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references