Educação feminina: Memórias E trajetórias de mulheres/professoras do instituto de educação Régis Pacheco

Saberes Em Perspectiva 3 (5):117-135 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente estudo objetivou analisar a questão da educação feminina, enfatizando a trajetória da mulher na ampliação das oportunidades educacionais e sociais através da profissionalização do Magistério representado pelo Instituto de Educação Régis Pacheco na cidade de Jequié/BA, verificando as transformações ideológicas e sociais que ocorreram no modelo educacional do Brasil e a relação estabelecida entre mulher/educação/curso normal, em meados do Século XIX e Século XX. Abordamos a educação feminina como experiência e prática social histórica que se constitui na necessidade de uma realização pessoal que permita a ascensão da mulher do espaço privado para o público através do exercício da docência. Tratamos da profissionalização do magistério enquanto oportunidade de liberdade e autonomia financeira das mulheres/professoras do Instituto de Educação Régis Pacheco e as contribuições que o processo educacional trouxe para estas professoras. Apresentamos as trajetórias de duas mulheres/professoras, reconhecendo a importância de perceber a história das mulheres através do ponto de vista de quem de fato, faz parte desse processo histórico

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,139

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Trajetórias e Narrativas através da Educação Ambietal.Rosana Louro Ferreira Silva - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
Educação no MST ea experiência do curso de magistério.Antônio Cláudio Moreira Costa - 1999 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 1 (2):p - 63.

Analytics

Added to PP
2014-04-25

Downloads
7 (#1,281,834)

6 months
1 (#1,346,405)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references