Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica

Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica FCT Project PTDC/FIL-FIL/121209/2010 O objectivo do projecto é produzir um volume intitulado Compêndio de Problemas de Filosofia Analítica, escrito em língua portuguesa e a publicar e disponibilizar gratuitamente na internet. A edição em linha será dinâmica, podendo o material ser objecto de actualizações sucessivas. O volume consiste em ensaios especializados sobre questões pertencentes a áreas nucleares da Filosofia Analítica actual. A ênfase é colocada em áreas que tratam da natureza da linguagem, mente e cognição. O projecto é desenvolvido à volta de 3 grandes domínios: Mente e Cognição (Epistemologia, Filosofia da Mente, Ciência Cognitiva, etc); Lógica e Linguagem (Filosofia da Linguagem, Lógica Filosófica, Filosofia da Matemática, etc); e Metafísica (Ontologia, Filosofia da Ciência, etc). Para cada um destes domínios, é isolado um conjunto de tópicos determinados pela sua saliência na discussão filosófica actual. Cada artigo é um ensaio de estado da arte, original e opinativo, sobre um desses tópicos: formula e caracteriza o tópico segundo o estado corrente da sua discussão; introduz as concepções principais e os argumentos associados acerca do tópico; e examina criticamente os prós e os contras de cada uma dessas concepções e argumentos. Eis alguns exemplos de artigos: Significado (Lógica e Linguagem); Objectos Abstractos (Metafísica): Intencionalidade (Mente e Cognição). O comprimento médio de um ensaio é de 15 páginas e uma estimativa provisória do total de artigos é de 60. O nível da exposição é avançado, i.e. destinado a estudantes pós-graduados, especialistas e investigadores. O projecto e o material resultante irão satisfazer uma importante necessidade na comunidade de estudiosos de Filosofia Analítica de língua portuguesa, a de material de alta qualidade escrito em Português que cubra as áreas centrais da Filosofia Analítica. O material será extremamente útil para centenas de estudantes da pós-graduação em departamentos de Filosofia e disciplinas relacionadas nas Universidades do Brasil, Portugal e outros países de língua portuguesa; será igualmente útil para professores nesses departamentos, bem como para especialistas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,323

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Entidades Ficcionais.Fiora Salis - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
Hegel e Filosofia Analítica.Robert B. Brandom - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1):78-94.
acerca da expressão 'Das Nichts nichter' (Uma leitura analítica).Julio Cabrera - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):61-96.
Corrientes actuales de Filosofía de la religión.Juan Antonio Estada Díaz - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 50:43-54.
A Filosofia Analítica e Kant.Henrique Jales Ribeiro - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):883-899.
Nomes Vazios.Teresa Marques & Manuel García-Carpintero - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
Logical Foundations: Lonergan and Analytical Philosophy.Andrew Beards - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):919 - 939.

Analytics

Added to PP
2014-07-31

Downloads
332 (#61,948)

6 months
5 (#648,315)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

João Branquinho
Universidade de Lisboa
Ricardo Santos
Universidade de Lisboa

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The reference book.John Hawthorne & David Manley - 2012 - Oxford: Oxford University Press. Edited by David Manley.

Add more references