Rupturas do Estado de Direito

Doispontos 17 (2) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Nesse ensaio, vou analisar o que denomino de rupturas do Estado de Direito no caso do Brasil pós-2016. Meu objetivo não é examinar detalhadamente a concepção de Estado nos vários autores, mas utilizar alguns conceitos que nos permitam lançar luz sobre o que ocorreu no Brasil Inicialmente, vou apresentar a ideia do Estado de direito tal como Kant a define. A partir dessa concepção ampla, analisarei a ideia de estado de exceção, baseada em Agambem. Mostrarei igualmente a sugestão de Rafael Valim de que vivemos no Brasil num período de vários estados de exceção, caracterizado por áreas do direito onde é mantida a normalidade e áreas onde não há respeito à Constituição. Num terceiro momento, tentarei identificar alguns momentos de ruptura do estado de direito brasileiro, com ênfase no processo ocorrido na UFSC, que levou o Reitor ao suicídio, e na prisão do Presidente Lula. Por fim, mostrarei que as rupturas do nosso estado de direito derivam, não de leis de exceção, mas da perversão dos processos legais com propósito político.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Estado de exceção em Giorgio Agamben.Evandro Pontel - 2012 - Revista Opinião Filosófica 3 (2).
A Rechtslehre e a Filosofia da história, de Kant.Clélia Aparecida Martins - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):241.
A Rechtslehre e a Filosofia da história, de Kant.Clélia Aparecida Martins - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):241.
Estado E propriedade na doutrina do direito de Kant.José N. Heck - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):169-179.

Analytics

Added to PP
2020-12-17

Downloads
12 (#1,054,764)

6 months
8 (#352,434)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Maria De Lourdes Borges
Universidade Federal de Santa Catarina

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references