Ignor'ncia Proposicional e Proposições Falsas

Principia: An International Journal of Epistemology 26 (1):113-133 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste trabalho discuto a natureza e a estrutura de análise da ignorância proposicional. Meu objetivo é de apontar que, em primeiro lugar, diferentemente de como ao menos duas das principais concepções da epistemologia da ignorância têm pressuposto, a análise da ignorância proposicional não se reduz a estrutura “S é ignorante que P” ou variantes semelhantes a esta estrutura. Ao lerem a ignorância proposicional reduzida em termos de “S é ignorante que P”, essas concepções não fazem a melhor análise da ignorância proposicional. Isto porque, por um lado, geram um problema que se refere a uma possibilidade pouco trabalhada. Trata-se da possibilidade da ignorância sobre proposições falsas e o problema, como será mostrado, é que nessa redução há boas razões tanto para afirmar como para negar essa possibilidade. Isso se constitui, no mínimo, como uma tensão teórica relevante que pode comprometer essas concepções e as análises realizadas a partir delas. Por outro lado, essa redução exclui ao menos um sentido geral e não necessariamente factivo de ignorância proposicional, o que nos priva de uma análise mais adequada da ignorância e de outros temas relacionados. Tendo esse problema e os seus desdobramentos em vista, apontarei, em segundo lugar, para uma hipótese que tem o potencial de dissolvê-lo a partir da reformulação de como compreendemos a ignorância proposicional, herdando as vantagens das razões a favor e das razões contra a possibilidade da ignorância sobre proposições falsas e superando as objeções levantadas contra elas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Russell e a análise proposicional.Murilo Garcia de Matos Amaral - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):258-280.
Mal moral e ignor'ncia na ética de Platão.Reginald Hackforth & Yasmin Tamara Jucksch - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):343-346.
Derrida e a crítica ao método estruturalista.Cloves Thiago Dias Freire - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (24).
A virtude do saber-como.Felipe Rocha L. Santos - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (3):483-499.
Crenças “gettierizadas” e conhecimento procedimental.Luis Estevinha Rodrigues - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (3):438-446.
Como Negar Um Nome.João Vergilio Gallerani Cuter - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (2):33-62.

Analytics

Added to PP
2022-06-09

Downloads
5 (#1,476,866)

6 months
3 (#928,914)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The Enigma of Reason.Dan Sperber & Hugo Mercier (eds.) - 2017 - Cambridge, MA, USA: Harvard University Press.
An essay on moral responsibility.Michael J. Zimmerman - 1988 - Totowa, NJ: Rowman & Littlefield.
Reliabilism and the Value of Knowledge.Alvin I. Goldman & Erik J. Olsson - 2009 - In Adrian Haddock, Alan Millar & Duncan Pritchard (eds.), Epistemic Value. Oxford: Oxford University Press. pp. 19-41.

View all 18 references / Add more references