Portraits of the nobiliary reputation in the Portugal of Restauração: the bookish image of Sousa family

Cultura:169-185 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O texto analisa a presença da família Sousa na literatura nobiliárquica portuguesa nos anos imediatamente posteriores à Restauração. Trata-se de ver a permeabilidade de certos valores nobiliárquicos na configuração da memória de um apelido e a sua implicação com a dimensão política da família Sousa. Em Portugal, o peso do genealógico foi um ponto essencial na configuração de uma definição-tipo de nobreza. Por isso a proliferação, desde a baixa Idade Média, de textos sobre famílias à sombra do Nobiliário do conde D. Pedro foi uma das constantes. Esta fecunda e prolífera produção permite-nos perceber as variantes discursivas em torno da honra, da virtude e da preeminência nobiliárquica em Portugal e contextualizar a nobreza portuguesa no espaço ibérico e europeu, pois comprovamos a presença constante de valores transversais a todas as nobrezas católicas do continente. Além disso, a conjuntura de 1640 soma um novo elemento de interpretação como é o da ideia de fidelidade ao novo projecto monárquico encabeçado pelos Braganças. Partindo da análise das formas do discurso em torno da nobreza, este trabalho de História cultural, e do mesmo modo social, é uma mostra evidente do papel que o escrito teve na modernidade no momento de estabelecer formas de comunicação dos valores sociais dominantes.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Aspectos fundamentais da recepçao de Kierkegaard em Portugal.Elisabete M. de Sousa - 2010 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 35:9-32.
Rawls in Portugal and Spain.João Cardoso Rosas - 2002 - European Journal of Political Theory 1 (2):243-255.
Falar de Marx hoje em Portugal.Maria Carmelita Homem De Sousa - 1979 - Revista Portuguesa de Filosofia 35 (1/2):93 - 108.
Portugal.Idalina Conde - 1994 - World Futures 39 (1):137-141.

Analytics

Added to PP
2014-01-23

Downloads
12 (#1,058,801)

6 months
10 (#251,846)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references