Fenomenologia do Direito em Alexandre Kojève

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):5-28 (2006)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O tema do reconhecimento é central na obra de G. W. F Hegel. Classicamente, situa-se na figura da luta entre o senhor e o escravo, na Fenomenologia do Espírito. A intersubjetividade e, portanto, o reconhecimento, na obra hegeliana, colocam o seguinte problema: como é possível construir uma interpretação que supere o conceito de subjetividads moderna, positivado pela prática jusfilosófica, vindo a garantir um novo paradigma fundado na intersubjetividade e, portanto, pressupondo a teoria hegeliana do reconhecimento? Em primeiro lugar, analisa-se o desejo antropológico de reconhecimento como fonte da idéia de justiça em A. Kojéve. Em seguida, apresenta-se, segundo 0 mesmo autor, a fenomenologia da justiça, que parte do princípio de que o desejo, conforme Hegel, quer o reconhecimento, sendo este a fonte última da idéia de justiça. Kojéve expõe fenomenologicamente a idéia de justiça, em três momentos: a justiça aristocrática ou a igualdade, a justiça burguesa ou a equivalência e a justiça cidadã ou a equidade. Finalmente, conclui-se que o reconhecimento intersubjetivo ocorre em vários níveis de mediação social, jurídica e política. Assim, na complexidade da sociedade mundializada, produzir uma hermenêutica jusfilosófica de cunho intersubjetivo encontra, na teoria hegeliana do reconhecimento, um fundamental pressuposto epistemológico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Apresentação.Draiton Gonzaga De Souza - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):1-4.
Justiça e Liberdade em Hegel.João Alberto Wohlfart - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):71-89.
O que é justiça?Christian Iber - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):3-25.
Uma Teoria Político-Jurídico-Social em Rawls.Helysson Assunção França - 2016 - Revista Opinião Filosófica 7 (2):222-240.

Analytics

Added to PP
2019-07-02

Downloads
15 (#923,100)

6 months
4 (#790,687)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Agemir Bavaresco
Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references