Experiência, Lógica e Geometria como fontes de reconhecimento da verdade a partir de Frege/Experience, logic and geometry as sources of recognition of the truth from Frege

Pensando: Revista de Filosofia 6 (12):81-93 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo desse artigo é apresentar com base no pensamento do filósofo alemão Gottlob Frege, a concepção de conhecimento, partindo especialmente dos artigos “Sobre o sentido e a referência” e “As fontes de conhecimento em Matemática e em Ciências Naturais Matemáticas”. Para Frege só poderíamos afirmar que conhecemos alguma coisa, se o pensamento expressado por esta coisa for reconhecido como verdadeiro. Desta forma, antes de apresentarmos a concepção do autor relacionada à forma de reconhecer a verdade expressada por um pensamento, temos que compreender o que Frege entende por verdade. Abordaremos primeiramente aquilo que Frege chama de “fontes do conhecimento”, que seriam as possibilidades de verificação de verdade de um enunciado, e em sequência, a concepção da linguagem, visando apontar de que modo “verdade” e “linguagem” se relacionam. Em seguida, buscaremos orientar nosso trabalho em torno das fontes de conhecimento como formas de reconhecer a verdade, apresentando suas contribuições e suas dificuldades.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Truth as a Mathematical Object.Jean-Yves Béziau - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (1):31-46.
A crítica de Frege a teoria da verdade como correspondência.Kariel Antonio Giarolo - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (2):135-166.
Depois de anos de deflação galopante, O que sobrou da verdade?Hilan Bensusan - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
Frege on negative judgement and assertion.Dirk Greimann - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):409-428.
O lugar do testemunho na estrutura do conhecimento e da justificação.Robert Audi - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):566-585.

Analytics

Added to PP
2019-01-27

Downloads
5 (#1,505,296)

6 months
2 (#1,263,261)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references