Democracia E ontologia política em maquiavel, segundo Negri: Limites da potência constituinte

Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo tem por objetivo aprofundar uma abordagem da noção de soberania, segundo análise de obras de Maquiavel estabelecida por Antonio Negri. O autor defende que a soberania para Maquiavel corresponde à sobredeterminação da ação do governante -seja no principado, seja na república- em face das limitações e oposições impostas pelos adversários e pela própria fortuna. Buscamos, assim, entender as características dessa acepção de soberania uma vez que o conceito é definido com exatidão por Jean Bodin, quase meio século após a publicação dos textos maquiavelismos. Para observar essa abordagem, digamos, heterodoxa, da soberania será preciso nos concentraremos na sua tese da relação entre ontologia política e movimento. Para Negri, o movimento é o princípio definidor da política e na obra de Maquiavel se encontra uma concepção de ontologia política produzida e pensada da própria ação do governante no tempo e da qual o movimento é constitutivo e indiscernível. Observaremos como se desenvolve a análise do conflito no caso de cidades como Roma e Florença. Como conclusão pretendemos observar que limites a interpretação das Istorie Fiorentine apresenta à tese negriana da soberania democrática em Maquiavel.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ontología y democracia en Spinoza y Negri.Amalia Boyer - 2007 - In Rodolfo Arango Rivadeneira (ed.), Filosofía de la Democracia: Fundamentos Conceptuales. Ediciones Uniandes, Ceso. pp. 209--224.
La política como res pública.Carmen Ferrete Sarria - 2000 - Diálogo Filosófico 46:77-91.
Arendt e a Democracia Representativa.Helton Adverse - 2018 - Pensando: Revista de Filosofia 9 (17):139-155.

Analytics

Added to PP
2019-02-13

Downloads
13 (#1,013,785)

6 months
1 (#1,516,429)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

La guerre dans la famille.Nicole Loraux - 1997 - Clio: A Journal of Literature, History, and the Philosophy of History 1:3-3.

Add more references