Como Atribuir Consciência aos Animais

Dissertation, Universidade Federal Do Rio de Janeiro (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Os debates sobre a existência da consciência em animais não humanos vêm ganhando cada vez mais destaque nos círculos científicos e filosóficos ao redor do mundo. Um importante empecilho que a área atualmente enfrenta diz respeito à construção de um método confiável capaz de identificar se um determinado animal não humano possui estados mentais conscientes. A literatura nomeia essa questão de “o problema da mensuração da consciência animal”. A presente dissertação possui como objetivo analisar e responder esse problema através da combinação entre o uso de evidências empíricas e de ferramentas filosóficas. Dito isso, existem inúmeras formas de respondê-lo. Ao longo do texto, analisarei algumas das que são consideradas mais relevantes na discussão atual. Uma delas é a concepção cética de que não há questão de fato sobre os animais não humanos serem ou não conscientes. Em contraste, as abordagens neutras e newtonianas buscam se esquivar de compromissos metafísicos e teóricos para atribuir consciência aos animais. Ao final da dissertação defenderei a chamada “abordagem teórica leve”, posição originalmente proposta pelo filósofo Jonathan Birch. Buscarei mostrar que ela é atualmente a hipótese empiricamente mais adequada e filosoficamente plausível dentre as disponíveis na literatura.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Corpo e consciência.João Paulo Monteiro - 2003 - Discurso 33:89-104.
Dois conceitos e dois problemas da consciência.José Gladstone Almeida Júnior - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):265-281.
Consciência e cognição.Alfredo Dinis & José Manuel Curado (eds.) - 2004 - Braga: Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa.
El problema de la consciencia en la filosofía contemporánea.Nicolás Alarcón Zambrano - 2018 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 28 (2):429-442.

Analytics

Added to PP
2022-09-21

Downloads
384 (#50,024)

6 months
159 (#18,495)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Victor Machado Barcellos
Federal University of Rio de Janeiro

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references