The Heterodiscursivity in Fantastic Narratives of Social Tradition

Bakhtiniana 18 (1):87-111 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

RESUMO Este artigo investiga a presença do heterodiscurso em narrativas da tradição oral. Para tanto, a fundamentação teórica baseia-se na perspectiva bakhtiniana, que compreende o discurso, nas narrativas literárias, como marcado pela heterodiscursividade, evidenciando uma diversidade de vozes sociais que sinalizam modos de compreensão e pontos de vista sobre o mundo. A análise do corpus, composto por duas narrativas da tradição oral, aponta, portanto, que as vozes do narrador, dos contadores tradicionais de histórias e das personagens aparecem em constante dialogicidade com as vozes sociais, orientadas por axiologias, posições e centros valorativos de ordem social, cultural e histórica. O estudo constatou, assim, formas de refletir e de refratar os acontecimentos da existência, quadros morais que os pautam e as compreensões dos modos de ser e de agir em situações concretas da vida em sociedade, em consonância com os pressupostos dialógicos da pesquisa.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,593

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Fantastic and Visual Aspects of Thomas Owen’s Tales.Alexandra Stanciu - 2012 - Journal for Communication and Culture 2 (2):160-175.
The Macabre on the Margins: A Study of the Fantastic Terrors of the Fin de Siècle.Maria Beville - 2012 - Text Matters - a Journal of Literature, Theory and Culture 2 (2):115-129.
Utopian narratives of I. Banks.V. G. Novikova - 2013 - Liberal Arts in Russia 2 (2):168--173.

Analytics

Added to PP
2023-01-06

Downloads
5 (#1,344,154)

6 months
2 (#668,348)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references