Dissertatio

ISSNs: 1413-9448, 1983-8891

11 found

View year:

  1.  6
    A Condição Transumana.Celso C. Azambuja - 2024 - Dissertatio 58:136-155.
    O artigo problematiza o transumanismo no debate contemporâneo, abrindo caminhos deinvestigação para compreender as complexas linhas da sabedoria transumanista. Busca umacompreensão da condição transumana e dos novos desafios éticos e políticos na era da evolução pordesign intencional. Debate as contradições e possibilidades admiráveis do aperfeiçoamento humano pormeio das sofisticadas técnicas contemporâneas de manipulação e criação de novas formas de vida,inclusive fisiológicas. Assim, pergunta: qual a relação da phronesis transumanista diante da phronesishumanista iluminista? Seria uma superação completa dos ideais humanistas tradicionais? (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    From Scottish Enlightenment to Tripartite Theory.Evandro Barbosa & Thais Alves Costa - 2024 - Dissertatio 58:247-271.
    : In today’s political philosophy framework, it is commonplace to associate Adam Smith with akind of theory that ignores human dispositions and considers only the self-interested perspective ofindividuals. Although this view has been widely supported in different fields – viz Philosophy andEconomy, we consider this a biased interpretation. Using the Cambridge School orientation, we explainthe importance of historical background in reading Smith’s work to argue that Smith’s writings should beinterpreted within the Scottish Enlightenment context. From this contextual approach, it is (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Um Novo Status Ontológico da Responsabilidade.Leonardo Nunes Camargo - 2024 - Dissertatio 58:115-135.
    O presente artigo tem como objetivo mostrar o novo status ontológico e fenomenológico daresponsabilidade a partir de uma releitura do animal na obra de Hans Jonas. Neste trabalho,sustentamos que a responsabilidade deve ser entendida como um degrau presente na escala dofenômeno vida. Por ser uma escala que acumula, conserva e compartilha as características de outrosseres, nos parece possível afirmar que a responsabilidade, mesmo que em estado latente, deve estargerminalmente prefigurada em outros seres vivos. Nosso problema de pesquisa coloca o seguintequestionamento: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Elementos Antignósticos da Filosofia de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2024 - Dissertatio 58:37-60.
    O presente artigo pretende analisar como a filosofia de Nietzsche, especialmente aqueladesenvolvida a partir de Assim Falou Zaratustra, pode ser compreendida como um empreendimentoantignóstico. Leva-se em conta, para tanto, as referências ao zoroastrismo que, embora escassas,evidenciam a compreensão da própria tarefa filosófica assumida por Nietzsche como uma crítica àperspectiva antiterrenal do dualismo que se iniciou com os movimentos gnósticos e se difundiu nacultura ocidental por meio do cristianismo. Para tanto, começaremos por distinguir o uso dos termosgnose e gnosticismo, para examinar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    De Um Bergsonismo Sem Duração, Sem Memória, Sem Élan.Adriano Henrique de Souza Ferraz - 2024 - Dissertatio 58:198-217.
    Na defesa que Maurice Blanchot faz da consistência ontológica da experiência poéticoliterária, surge uma relação filosófica ambígua com bergsonismo. Compreender como o pensamento deHenri Bergson incide em sua teoria é imprescindível para podermos estabelecer a importância deMallarmé na constituição de uma teoria do espeço literário e encontrarmos o devido lugar do devir e daduração nesta teoria da literatura. Em Blanchot podemos verificar algumas linhas de ruptura econtinuidade com o bergsonismo, procedendo sobretudo uma reversão do fluxo temporal no espaçodiferencial da escrita (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Escólios Esparsos Ao Essai Sur L’Origine Des Langues de Rousseau.Luiz Antônio Lindo - 2024 - Dissertatio 58:61-92.
    O Essai sur l’Origine des Langues integra o conjunto das reflexões de Rousseau destinadas ainfluenciar a intelligentsia moderna, num campo, o da especulação sobre a linguagem, que cada vezmais passou a interessar os que, como ele, se empenhavam em produzir uma reforma do conteúdo dossaberes com vistas a estabelecer os princípios norteadores duma pretendida renovação das artes e dasciências. Os tópicos tratados aqui dizem respeito a temas considerados ao mesmo tempocontemporâneos ao autor e, supõe-se, aos leitores atuais da obra. Para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  82
    In What Sense Wrong Conceptions of Eudaimonia Get at Least Some Things Right.Fernando Martins Mendonça - 2024 - Dissertatio 58:272-301.
  8.  3
    Reflexões Sobre “Restituição” (Restitutio).Roberto Hofmeister Pich - 2024 - Dissertatio 58:1-36.
    Neste estudo, busca-se uma exposição e uma análise da teoria tomasiana da “restituição” (restitutio). Isso implica apresentar a restitutio como parte da teoria da justiça comutativa e expor os vários aspectos de consideração que servem como pressupostos e condições para a sua realização virtuosa. Em particular, procura-se analisar a confluência de motivos normativos e penitenciais que a abordagem de Tomás de Aquino contém e que, ao final, é decisiva para a devida compreensão da dimensão de obrigação que a restituição importa.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Lévi-Strauss Leitor de Rousseau.Luis Felipe de Salles Roselino - 2024 - Dissertatio 58:93-114.
    A partir de uma revisão bibliográfica do século XVIII, resgataremos elementos que estavam naraiz da concepção universalista de homem desse século, como pertencente ao continuum da natureza.Com recurso aos métodos da antropologia estrutural, analisaremos nosso objeto que está situado nosdomínios do pensamento científico do século XVIII. O principal objetivo consistirá em identificar erecuperar a influência de alguns “mitos” acerca de seres antropomorfos, recuperando a origem dealgumas representações gráficas desses seres. A partir de algumas fontes de Rousseau e seuscontemporâneos, esboçaremos algumas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    A Relação Entre a Defesa Das Liberdades e as Regras Do Jogo Democrático No Pensamento de Norberto Bobbio.Luiz Paulo Rouanet & Ludovyco José Viol Moras - 2024 - Dissertatio 58:156-175.
    O presente trabalho tem por propósito demonstrar a defesa das liberdades, realizada porNorberto Bobbio, enquanto uma precondição salutar para o funcionamento das regras do jogodemocrático. Para tanto, será explicitado que o filósofo e jurista italiano parte, num primeiro momento, daanálise da democracia para, posteriormente, abordar as liberdades e a sua defesa. Em seu livro Il futurodella democrazia (1984), o pensador apresenta, em oposição aos regimes autocráticos, uma definiçãoprocedimental da democracia, concebida como regras do jogo. Essas regras configuram osprocedimentos, que devem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Sujeição e Resistência.Felipe Gonçalves Silva, Graziella Alcântara Mazzei & Milena Martin Bravo - 2024 - Dissertatio 58:176-197.
    Este artigo reconstrói as objeções dirigidas por Amy Allen ao modelo de sujeição contido nopensamento de Judith Butler. Em suas obras The Power of the Feminist Theory (1999) e The Politics ofOur Selves (2008), Allen atribui fragilidades políticas ao modelo de Butler em função do destinoinevitavelmente subordinante vinculado aos processos de sujeição. Apesar de suas críticas, entretanto,questionamos a capacidade de Allen superar por completo as consequências negativas vinculadas àtese da “subordinação necessária”, o que poderia comprometer seu próprio modelo de resistênciadesenvolvido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues