Discurso

ISSNs: 0103-328X, 2318-8863

30 found

View year:

  1.  11
    Ajuizamento e prazer – ou sobre “a chave da crítica do gosto”. Notas sobre o § 9 da terceira 'Crítica'.Ricardo Barbosa - 2023 - Discurso 53 (2):174-183.
    Em sua “Analítica do belo”, Kant frequentemente se antecipa ao problema da “Dedução dos juízos estéticos puros”, mesclando a investigação sobre as condições sob as quais um juízo de gosto pode ser considerado um juízo puro com a justificação de sua pretensão de universalidade, como ocorre no §9, no qual discute se o prazer antecede ou sucede o ajuizamento do objeto. Essa questão é apontada como “a chave da crítica do gosto” porque sua resposta já coloca em evidência o que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    A influência fregeana na filosofia da arte de Arthur Danto.Anderson Bogéa - 2023 - Discurso 53 (2):100-119.
    O presente estudo tem por objetivo identificar a presença de Gottlob Frege na filosofia da arte de Arthur C. Danto. Partimos do pressuposto de que algumas das principais soluções teóricas encontradas por Danto têm por base e inspiração a semântica fregeana. Para isso, analisamos o corpus em filosofia da arte de Danto, e mapeamos as passagens mais características do fenômeno observado, correlacionando com alguns trechos da obra de Frege.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Os pássaros e o vírus: Hitchcock na pandemia.Pedro Duarte - 2023 - Discurso 53 (2):184-196.
    O que o grande cineasta Hitchcock tem a nos dizer sobre a pandemia que vivemos? Como a Covid-19 abriu uma possibilidade de assistir ao filme Os pássaros que não era evidente em sua época? Nessa via de mão-dupla, é como se Hitchcock pudesse nos ajudar a pensar a pandemia atual, mas apenas porque ela permitiu enxergar algo novo em Os pássaros. É o caso de pensar o que elementos da natureza não-humana, sejam pássaros ou vírus, dizem sobre o antropocentrismo da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    A arte e sua sombra: o que é contempor'neo na nova exposição do Acervo do MAC-USP.José Bento Machado Ferreira - 2023 - Discurso 53 (2):206-219.
    Resenha sobre a nova exposição do Acervo do MAC-USP.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Questões sobre a percepção sensível em Tomás de Aquino: consciência sensível e similitude intencional.Raul Landim Filho - 2023 - Discurso 53 (2):14-44.
    Meu objetivo neste artigo é analisar e articular as principais noções da percepção dos sentidos externos segundo Tomás de Aquino: recepção da forma sem matéria, recepção intencional da forma, consciência sensível e similitude sensível intencional. Como eu mostrarei, essas noções conectadas à função do Senso Comum, são os alicerces do realismo tomista.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    A estética em Karl Philipp Moritz: entre a psicologia e a autonomia da obra de arte.Pedro Augusto Franceschini - 2023 - Discurso 53 (2):84-98.
    Conhecido por textos que promoveram uma concepção autônoma de obra de arte, Karl Philipp Moritz foi também um destacado representante da tradição da psicologia – posições que pareceriam contraditórias a princípio, quando assumimos o desenvolvimento da estética na segunda metade do século XVIII. Seu ensaio Sobre a imitação formadora do belo possibilita, todavia, uma compreensão mais matizada da passagem entre essas perspectivas. Partindo de uma análise psicológica “profunda”, por assim dizer, da produtividade artística, Moritz aponta para uma força plástica e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Arquitetura reflexiva entre expressão e desenho na estética de Kant.Miguel Gally - 2023 - Discurso 53 (2):146-157.
    Este artigo pretende expor e ampliar de que modo a arquitetura bela ou reflexiva pensada por Immanuel Kant inclui uma crítica à tradição vitruviana. Partindo das interpretações de Paul Guyer (1977, 2011) sobre um sentido de expressão e do lugar histórico assumido por Kant na filosofia da arquitetura, tentaremos incluir nesse debate a importância teórica do projeto arquitetônico (desenho), visando, com isso, uma compreensão mais ampla da arquitetura reflexiva.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Dialética entre os sentidos positivo e negativo da dessacralização da arte.Bruno Guimarães - 2023 - Discurso 53 (2):118-128.
    Assimilando a visão dialética de Adorno sobre o tema da perda da aura em Benjamin, pensado como uma “tendência evolutiva” da desartificação da arte, mas também como uma tendência a transformar a arte em indústria cultural, quando manejada a-dialeticamente, este artigo pretende analisar as consequências da dessacralização da arte. O objetivo é indicar a contrapartida positiva ligada à perda de autenticidade e valor de culto na arte, levando em conta a presença dos conceitos de “mimesis” e “jogo” na segunda versão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Descontinuidade e Deslocamento: a pesquisa universitária.Leon Kossovitch - 2023 - Discurso 53 (2):6-12.
    Conferência proferida no salão nobre da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo aos 15 de março de 2023, por ocasião da recepção do termo de outorga do título de Professor Emérito por essa mesma instituição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    O conflito civil e lei na obra de Maquiavel, entre interpretações republicanas e liberais: um comentário ao 'Maquiavelianas' de Sérgio Cardoso.Maria Isabel Limongi - 2023 - Discurso 53 (2):198-204.
    Resenha sobre 'Maquiavelianas' de Sérgio Cardoso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Entrevista com Carlos Matuck.Carlos Matuck, Yuri Ulbricht & Pedro Galé - 2023 - Discurso 53 (2):223-233.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Metafísica, sonhos e ficção. Kant e os espectros.Walter Menon - 2023 - Discurso 53 (2):60-83.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais o desenvolvimento da teoria dos espíritos empreendida por Kant no texto Os sonhos de um visionário explicados pelos sonhos da metafísica, publicado em 1766, com suas consequências epistêmicas. O ponto central é o esquema óptico do qual Kant lança mão para explicar os fenômenos de comunicação com os espíritos e sua relação com o esquema mesmo da percepção visual, bem como dos aparelhos de projeção espectrais usados em espetáculos e seances (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Filosofia da arte como metacrítica: algumas questões a partir de Noël Carroll.Daniel Pucciarelli - 2023 - Discurso 53 (2):130-145.
    O artigo investiga a proposta de revitalização da filosofia da arte como metacrítica, de Noël Carroll. Interroga-se particularmente o teor normativo da metacrítica carrolliana tal como ele se revela em seu conceito de crítica de arte e na sua doutrina da avaliação crítica. A hipótese defendida pelo artigo é a de que Carroll erige à condição de norma configurações transitórias do mundo da arte e da ontologia da obra de arte, o que contribui para que sua metacrítica se converta em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Ouvir, sentir e compreender: sobre o papel das emoções na experiência estético-musical.Gerson Luís Trombetta - 2023 - Discurso 53 (2):158-173.
    O artigo examina o papel das emoções na experiência com a música (instrumental), desenvolvendo três teses básicas: 1) a música pode ser considerada como um “texto narrativo”, que realiza um modo específico de engajamento; 2) as emoções aparecem na experiência musical basicamente de duas formas: como expressão (ou “clarificação”), onde o agente psicológico portador de tais emoções é a persona musical, e como algo que deve constituir a experiência do ouvinte; 3) as respostas emocionais do ouvinte constituem um processo ativo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    A centralidade da arte para a Crítica da faculdade do juízo.Vladimir Vieira - 2023 - Discurso 53 (2):46-58.
    Embora seja comum reconhecer no belo natural o caso mais paradigmático para a argumentação que Kant desenvolve na Crítica da faculdade do juízo estética, encontramos reiteradas considerações sobre a arte na “Dedução transcendental” exposta nos §§30-38. Neste trabalho, argumento que há duas centralidades distintas em operação nessa obra. O belo natural é paradigmático porque sua predicação é a que melhor representa o ideal de pureza que corresponderia ao ajuizamento integralmente fundado em faculdades transcendentais; mas o belo artístico também pode ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  24
    Hipárquia, ou o ápice da radicalidade do cinismo.Juliana Aggio - 2023 - Discurso 53 (1).
    O presente texto procura evidenciar o cunho filosófico da escolha, do modo de vida e das ideias e atitudes corajosas de Hipárquia de Maroneia em abandonar sua família e sua cidade de origem, assim como a classe social aristocrática e o papel de esposa-mãe-governanta da casa, para poder viver a filosofia canina. Tais atitudes fazem desta filósofa uma questionadora não somente dos costumes sociais juntamente com os cínicos, mas do papel da mulher, levando a filosofia cínica à prova máxima de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    A ciência que sonha e o verso que investiga: o filosofar erótico de Olgária Matos.Aléxia Bretas - 2023 - Discurso 53 (1).
    Olgária Chain Féres Matos é professora titular aposentada pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e professora titular no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Sua trajetória tem início em fins dos anos 1960, quando ingressa como estudante na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, então situada à rua Maria Antonia. Rousseau, Marcuse, Adorno, Derrida e principalmente Walter Benjamin são algumas de suas referências filosóficas mais importantes, a partir das quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Na companhia de Hilda Hilst, Mira Schendel e Amélia Toledo.Maria Lúcia Cacciola - 2023 - Discurso 53 (1):218-222.
    O texto a seguir foi apresentado no II Encontro do Grupo de Trabalho de Filosofia e Gênero da ANPOF, na USP, entre os dias 4 e 6 de setembro de 2019, e trata-se de um depoimento de Maria Lúcia Cacciolla.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    A lembrança que trago de Gilda, uma entrevista com Marilena Chaui.Marilena Chaui & Silvana de Souza Ramos - 2023 - Discurso 53 (1):226-234.
    Entrevista de Marilena Chaui conce­dida a Silvana de Souza Ramos, no dia 08 de setembro de 2022, nas dependências do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), instituição que abriga o Fundo Gilda de Mello e Souza.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Releituras feministas do complexo de Édipo: entre o modelo pré-edípico de Whitebook e a subversão edípica de Butler.Virginia Ferreira da Costa - 2023 - Discurso 53 (1).
    Dentre as releituras de Freud, Jessica Benjamin e Whitebook voltam-se ao domínio materno pré-edípico como salvaguarda de uma psicanálise feminista. Mas tal interpretação não mostra ser suficientemente crítica, pois transfere a preponderância do pai para a mãe, desconsiderando teorias não-binárias cujas fontes psicanalíticas se encontrariam em outras leituras não-oficiais de Freud. Tais seriam as visões de Loewald, Chodorow e Butler, que se concentram na complementaridade entre os desenvolvimentos pré-edípico e edípico ou na subversão interna do complexo de Édipo. Desse debate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    A trajetória de uma filósofa: Maria das Graças de Souza.Jacira de Freitas & Patrícia Fontoura Aranovich - 2023 - Discurso 53 (1).
    O percurso acadêmico da Profa. Dra. Maria das Graças de Souza é aqui apresentado sob duas formulações que se entrelaçam: uma discussão sobre seus textos teóricos e a apresentação de suas atividades, no decorrer da carreira acadêmica. A primeira parte, intitulada: “O percurso intelectual: a articulação entre História, Política e ação política”, escrita por Jacira de Freitas, discute as ideias essenciais da produção teórica da filósofa, e defende a hipótese de que nela se reflete um pensamento que articula a História, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Marcuse, Davis e as dimensões estéticas do feminismo.Imaculada Kangussu - 2023 - Discurso 53 (1).
    A perspectiva feminista de Angela Davis e Herbert Marcuse será aqui apresentada explorando três pontos que se encontram interligados: (1) as características consideradas especificamente femininas, (2) a desigual igualdade sexual na exploração do trabalho e (3) o potencial político radical do feminismo em movimentos de libertação. Para apresentar os dois primeiros pontos, utilizaremos textos de Herbert Marcuse; para o último, recorremos também a Angela Davis. Veremos, na sequência, como os dois teóricos críticos e ativistas mostram com clareza as transformações socioculturais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    O século XVII e o debate contra a misoginia: história, violência e resistência.Tessa Moura Lacerda - 2023 - Discurso 53 (1).
    Trata-se de refletir sobre o apagamento do nome das filósofas na narrativa canônica da Filosofia do século XVII. Essa opressão de gênero faz parte de um conjunto mais amplo de opressões derivadas da organização do capitalismo naquele momento. A chamada “querela das mulheres” (querelle des femmes), debate entre feministas e misóginos iniciado no século XV, mas reforçado no XVII, evidencia as opressões de gênero, mas deve ser posto em relação com a violência colonial que caracterizou o século XVII. A resistência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Sobre a Natureza Humana.Aesara de Lucânia & Carolina Araújo - 2023 - Discurso 53 (1).
    Tradução de Sobre a Natureza Humana, um texto em dialeto dórico transmitido unicamente por Estobeu (Eclogarum, I. 49.27) e atribuído a Aesara de Lucânia, pitagórico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  37
    A condição epistêmica para a responsabilidade moral como uma forma de manutenção de estruturas de opressão.Beatriz Sorrentino Marques - 2023 - Discurso 53 (1).
    Ao pensar as condições de adequação para a responsabilização moral, Michelle Ciurria não discute se o agente tem controle da ação. Ela propõe que a vítima seja trazida para o centro da discussão e questiona até mesmo a ideia de que a ignorância moral do agente impede a atribuição de culpa em alguns casos. Esse desafio à condição epistêmica pode dar origem a objeções. Por isso, proponho explicar por que essa condição não é importante se levarmos a proposta de Ciurria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Lélia Gonzalez: intérprete da formação social do Brasil.Maria Fernanda Novo - 2023 - Discurso 53 (1).
    O artigo percorre argumentos presentes na obra de Lélia Gonzalez que justificam sua importância na formulação de uma perspectiva original interpretação da formação social do Brasil. Nesse sentido, sugere-se um percurso analítico a partir de diferentes textos da autora que traduzem seus vínculos teóricos e interesses especulativos. Marxismo, teoria social e psicanálise são eixos estruturais do pensamento de Gonzalez, em função dos quais procura-se evidenciar as contribuições dessa intelectual amefricana sobre a formação social do Brasil enquanto um campo aberto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Os descolamentos do sentido, os sentidos do deslocamento: Vera Lúcia Gonçalves Felício.Marinê Pereira - 2023 - Discurso 53 (1).
    O texto procura realizar uma apresentação do “percurso-pensamento” de Vera Lúcia Gonçalves Felício, professora do Departamento de Filosofia da USP por cerca de vinte anos, a partir de seus escritos, que foram publicados ao longo de décadas em diferentes meios, tais como livros, revistas e jornais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Utopias feministas: imagens e linguagem contra a normatização da vida.Janyne Sattler - 2023 - Discurso 53 (1).
    A proposta deste artigo é proceder à análise de três obras utópicas escritas por mulheres, considerando os seus programas políticos em oposição às utopias masculinas canônicas, interpretando-as como feministas em seus projetos de abertura à cidadania feminina. Ao contar com a imaginação política como elemento imprescindível à escrita da utopia e ao opor-se à normatização da vida, Pizan, Cavendish e Gilman quebram o ciclo de engendramento distópico típico das utopias masculinistas normativas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Carta de Gilda de Mello e Souza a Oswaldo Porchat.Gilda de Mello E. Souza - 2023 - Discurso 53 (1).
    Carta escrita por Gilda de Mello e Souza, remetida ao colega Oswaldo Porchat, que se encontrava em Berkeley, quando a ditadura civil-militar brasileira, recrudescida desde a implantação, em agosto de 1968, do AI-5, representava uma verdadeira ameaça a estudantes e docentes da Universidade de São Paulo, especialmente se lhe fizessem qualquer tipo de oposição. Porchat trocou uma sequência de cartas com Gilda nessa época, nas quais relata sua desilusão com a Faculdade de Filosofia, e com os acontecimentos políticos no Brasil. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Resenhas.Lucas Bittencourt Vasconcellos, Iracy Ferreira dos Santos Júnior, Clêmie Blaud & Renata Arruda - 2023 - Discurso 53 (1):236-252.
    Resenhas dos seguintes livros: Scarlett Marton. Nietzsche e as mulheres: Figuras, imagens e tipos femininos. Autêntica, 2022; Marie-Frédérique Pellegrin. Pensées du corps et différences des sexes à l’époque moderne. ENS Éditions, 2020; e Ana Gabriela Colantoni; Georgia Cristina Amitrano; Carla Milani Damião (orgs.). Ensaios de filósofas brasileiras. Ape’Ku Editora, 2022.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues