Controvérsia

ISSN: 1808-5253

11 found

View year:

  1.  9
    Hannah Arendt e a crise de identidade da filosofia.Carlos Roberto de Melo Almeida - 2024 - Controvérsia 20 (1):06-23.
    A recepção de Hannah Arendt ocorre principalmente no domínio da filosofia política, de modo a interpretá-la como uma teórica das crises do século XX. Contudo, essa perspectiva perde de vista os pressupostos e compromissos teóricos que a obra arendtiana assume com a tradição filosófica alemã, os quais permitem identificar problemas ainda não tratados em sua recepção. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, aliada à análise de ensaios teóricos da autora, esse artigo objetiva apontar uma lacuna na literatura arendtiana ao (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Um horizonte feminino em Arendt.Carolina Giovanetti do Amaral - 2024 - Controvérsia 20 (1):24-33.
    A questão feminina não é um tema visado por Arendt. O paradoxo encontrado por algumas teóricas em relação ao fato desta reconhecer-se enquanto judia, mas não enquanto mulher, faz afastar a essência do pensamento político arendtiano do movimento filosófico do feminismo, acusando Arendt de ceder à hegemonia masculina. Este prisma perde muito ao não reconhecer como sua crítica da modernidade oferece uma base sólida para pensar a mulher contemporaneamente. Sobretudo, tolhe a saída mais digna: a que reconhece o humano. O (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    O direito a ter direitos como uma teoria do reconhecimento.Paulo Henrique Araújo da Silva & Victor Sales Pinheiro - 2024 - Controvérsia 20 (1):118-133.
    O presente artigo discute o direito a ter direitos, compreendido como a formulação de uma personalidade jurídica a partir da qual são atribuídos direitos legais aos indivíduos. A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, a problemática desenvolvida nesta pesquisa consiste em ampliar esse conceito para além de seu diagnóstico político-jurídico, compreendendo a ideia de descartabilidade decorrente de sua destituição pelos regimes totalitários como uma consequência da mudança de percepção moral sobre a humanidade. A hipótese a ser analisada é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    Uma leitura arendtiana sobre ação política e amor mundi no espaço público.João Victor Pinto Gonçalo de Souza, Rebeka Cristina Rosa Borges & Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas - 2024 - Controvérsia 20 (1):80-91.
    O presente artigo busca traçar um estudo político-filosófico e se dedica a articular as nuances do conceito arendtiano de ação, sobre o entendimento do agir humano dentro do espaço público. Observar as nuances e a imprevisibilidade pela qual a ação humana é expressa frente à convivência entre iguais e diferentes no espaço público é enxergar a forma com a qual as singularidades humanas e o fenômeno da revelação das identidades se tornam evidentes. Dessa maneira, o objetivo geral do presente trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Hannah Arendt.Richard de Lima Gazzola - 2024 - Controvérsia 20 (1):134-147.
    Parto de uma conceitualização geral de como o problema do mal fora abordado ao longo da tradição filosófica e religiosa, enquanto problema ontológico e relativo, no mais das vezes, a uma teodiceia que busca explicar a existência do mal no mundo. Em seguida, abordo uma nova forma de se pensar o problema do mal através do pensamento idealista de Immanuel Kant, que movimentou a problemática em uma direção outra àquela anterior, ou seja, afirmando que o mal não era um problema (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Apresentação do dossiê Hannah Arendt.Inácio Helfer, Jaison M. Partchel, João Victor Rosauro, Castor M. M. Bartolomé Ruiz, Renata Adrian Ribeiro S. Ramos & Denise Narli da Silveira - 2024 - Controvérsia 20 (1):1-5.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Hannah Arendt sobre Marx e o marxismo.Elvis de Oliveira Mendes - 2024 - Controvérsia 20 (1):34-57.
    Neste artigo, pretendo analisar alguns pontos centrais que culminam no amadurecimento da reflexão de Arendt em relação ao pensamento de Marx e ao marxismo. Para tanto, será analisado a leitura de Arendt a partir dos excertos presentes em Karl Marx and the Tradition of Western Political Thought, escrito no início da década de 1950, texto que é uma espécie de complementação do The Origins of Totalitarianism (1951) e fazia parte de um projeto pensado por Arendt de escrever um livro sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Diagnóstico arendtiano acerca da modernidade.Mayara Mara Teixeira Rodrigues & Ricardo George de Araújo Silva - 2024 - Controvérsia 20 (1):104-117.
    O presente texto propõe-se a refletir, no rastro de Arendt, sobre o declínio da política na modernidade diante de sua redução à administração da vida e das necessidades vitais. Para tanto, discutiremos a “moderna alienação do mundo” fomentada pela ascensão do trabalho e da vida, e refletiremos sobre a redução da política à administração da vida diante do advento do social e da vitória do animal laborans. Pressupõe-se que, examinarmos tais categorias nos permite observar o ocaso da política na era (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Um olhar sobre a configuração dos direitos humanos dos migrantes forçados.Filipe Gabriel Benigno Silva & Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas - 2024 - Controvérsia 20 (1):58-79.
    The article proposes to analyse whether the current configuration of national migration legislation from Arendt's perspective on the universalization of human rights and Agamben's reflections on bare life and the state of exception demonstrates its capacity to protect the human rights of people undergoing forced migration. To this end, a literature review of a bibliographical nature was used, using the historical procedure method. In order to interpret the effectiveness of the current configuration of the human rights of this vulnerable group, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    A ação humana e a natureza.Mário Sérgio de Oliveira Vaz & Maria Fernanda dos Santos - 2024 - Controvérsia 20 (1):92-103.
    Este artigo procura apresentar algumas considerações acerca do entrecruzamento do pensamento político de Hannah Arendt e a questão ambiental. Para tanto, o seguinte questionamento servirá de guia para a reflexão aqui pretendida: se o âmbito natural é perturbado pelas ações humanas, é razoável a crença de que a própria ação humana possa ser capaz de frear o atual cenário de catástrofe? Assim sendo, assume-se, aqui, como procedimento metodológico uma análise bibliográfica que recorre ao livro A condição humana (The human condition, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Hannah Arendt e a busca por uma fonte imanente e secular de autoridade.Theo M. Villaça - 2024 - Controvérsia 20 (1):148-159.
    O objetivo do presente artigo é mostrar a relevância das reflexões de Hannah Arendt sobre a possibilidade de encontrar uma fonte de autoridade na política que não se remeta a algo que esteja acima dessa esfera. Em um primeiro momento, buscaremos definir autoridade e sua importância. Em segundo momento, será investigada a tentativa de Arendt de localizar a fonte da autoridade na esfera imanente, com os exemplos das revoluções modernas francesa e americana. Por fim, será apontado a organização política espontânea (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues