Revista Missioneira

ISSN: 2594-9950

6 found

View year:

  1. O corpo irrefletido: Apontamentos filosóficos sobre nosso eu no mundo.Jeferson Bertolini - 2018 - Revista Missioneira 20 (1):16-29.
    Este artigo propõe uma abordagem filosófica sobre o corpo. Nosso eu no mundo; o corpo se tornou alvo de um discurso midiático sem precedentes e se firma como objeto que deve ser cuidado para ser fotografado e exibido nas redes sociais. O objetivo do texto é resumir pontos importantes do pensamento ocidental sobre a experiência corporal; e alertar para o que podemos chamar de corpo irrefletido. O manuscrito é baseado em levantamento bibliográfico; e usa técnica interdisciplinar para associar temas da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O misticismo do bloco carnavalesco homem da meia noite.Felipe Gustavo Soares da Silva - 2018 - Revista Missioneira 20 (1):43-56.
    Considerando as principais características do bloco carnavalesco “O homem da meia noite”; figura central do carnaval de Olinda; em Pernambuco; e sua importância no cenário da festa; propomos demonstrar a mística e a manifestação plural do fenômeno religioso que envolve o bloco e o boneco gigante que desfilam pelas ruas de Olinda no Sábado de Carnaval. Para tanto; tratamos de analisar a origem do bloco e do boneco e as crenças que a eles estão ligadas; observando como estas práticas representam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A construção de conceitos na aprendizagem da matemática: Dificuldades e ações.Cláudia Fuchs & Jamile Cabreira - 2018 - Revista Missioneira 20 (1):77-89.
    As reflexões contidas neste artigo buscam compreender as dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental; principalmente; no que se refere à construção de conceitos na aprendizagem da Matemática durante o processo de alfabetização. Observa-se; desse modo; como os alunos constroem o conceito de número; bem como a representação do símbolo aliada a respectiva quantidade; a contagem; as relações de seriação e de classificação do valor posicional na ordem das unidades e dezenas. Ademais; objetivamos analisar as diferentes possibilidades (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O processo de iniciação à vida cristã no caminho de emaús.Janete Rosane Roiek & Léo Zeno Konzen - 2018 - Revista Missioneira 20 (1):30-42.
    Este artigo científico parte do texto bíblico Lc 24; 13-35 para mostrar o itinerário catequético que Jesus desenvolve com os seus discípulos no caminho de Emaús; servindo de inspiração para o processo de Iniciação à Vida Cristã. Fundamentado no Documento nº 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e no Ritual de Iniciação Cristã de Adultos ; revela os passos importantes do processo catequético traçado por Jesus e os tempos necessários para haver a Iniciação à Vida Cristã. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Princípio democrático e participativo na gestão escolar.Daniel Skrsypcsak & Camila Luiza Schmidt - 2018 - Revista Missioneira 20 (1):57-76.
    O presente artigo tem como objetivo discutir como gestores e professores da rede pública estadual de Santa Catarina compreendem a gestão democrática e o processo de eleição para escolha dos gestores escolares. Além disso; pretende-se discutir o conceito de gestão democrática; reconhecendo a importância da gestão escolar e refletindo sobre sua evolução até chegarmos ao processo de eleição dos gestores; atualmente em vigor na rede. Acredita-se que esse processo é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da educação. O estudo caracterizou-se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O inimigo, o homo sacer e o estado de exeção: Diálogos entre giorgio agamben e Günther Jakobs.Eduarda Voltz dos Santos & Leandro José Kotz - 2018 - Revista Missioneira 20 (1):90-100.
    O presente artigo tem como objeto de reflexão os conceitos de homo sacer; estado de exceção e inimigo para o direito penal. A sua abordagem é um breve estudo comparado dos três institutos; com o fim de destacar semelhanças e complementariedades entre as teorias. Esse estudo se justifica; uma vez que; estas categorias são empregadas pelos dispositivos do biopoder e biopolítica para legitimar a reificação da vida e; por conseguinte; dominá-la. Cabe a biopolítica produzir um discurso que torne essa prática (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues