Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Abertura de mundo, natureza e finitude na preleção de 1929/30 de Heidegger.André Luiz Ramalho da Silveira - 2019 - Studia Heideggeriana 8:51-68.
    Este artigo apresenta a abordagem realizada por Heidegger dos conceitos de mundo, natureza e finitude a partir da prelação de 1929/30, intitulada Os Conceitos Fundamentais da Metafísica: Mundo, Finitude e Solidão. Ao concentrar e manter grande parte da problemática da ontologia fundamental elaborada em Ser e Tempo, a preleção de 1929/30 constitui-se por ser um vértice no pensamento de Heidegger, equilibrando-se entre a ontologia fundamental e os livros e preleções que vieram depois dos anos de 1930. Deste modo, ao apresentar (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Heidegger: a vida como possibilidade e mistério.Róbson Ramos dos Reis - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):481.
    O objetivo deste artigo é identificar uma estrutura fundamental, resultante da ontologia da vida orgânica esboçada por Heidegger nos Conceitos Fundamentais da Metafísica,que pode ser designada como “o mistério na vida”. Na primeira parte do texto destacoalguns elementos gerais da hermenêutica da vida. Na segunda, reconstruo a interpretação ontológica dos organismos animais que conduz ao conceito de aptidão, cuja determinação ontológica é que faz necessária a introdução de uma classe especial depossibilidade: o ser-possível como ser-apto. Na terceira parte, apresento a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark