Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Charles Sanders Peirce e a contempor'nea filosofia da ciência: uma difícil conversação.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1993 - Trans/Form/Ação 16:63-82.
    As cada vez mais freqüentes referências ao pensamento de Peirce feitas pela contemporânea filosofia da ciência não têm sido capazes de esconder a dificuldade encontrada de assumi-lo em sua integridade. A maior parte das citações é parcial e contradiz o conjunto da doutrina. Parece ser mais fácil chamar para conversação William James e John Dewey do que chamar seu inspirador comum. A razão última deste desafio parece se encontrar na radicalidade do realismo falibilista, dificilmente aceitável pela maioria das filosofias atuais. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Indeterminação e fenômenos fronteiriços: considerações segundo o ponto de vista do pragmatismo peirceano.Jorge de Barros Pires & Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):219-240.
    O pragmatismo, como método formal, nos fornece uma importante arena para discussões a respeito do modo pelo qual conceitos podem ser construídos, independentemente de qualquer posição antropocêntrica ou linguística. O presente trabalho tem por finalidade efetuar uma discussão sobre a máxima pragmática e a tese sobre a indeterminação do significado ( meaning ) que ela traz consigo. Ou seja, busca-se entender o trânsito que há entre o indefinido e o definido, entre o indeterminado e o determinado, bem como algumas fronteiras (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Diagrammatic relations of probative strength and inferential progression through semiotics.Juliana Rocha Franco & Priscila Monteiro Borges - 2019 - Semiotica 2019 (228):77-89.
    Journal Name: Semiotica Issue: Ahead of print.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark