Switch to: References

Citations of:

Hume e a epistemologia

[Lisbon, Portugal]: Impr. Nacional-Casa da Moeda (2009)

Add citations

You must login to add citations.
  1. Hume e o argumento do desígnio.Marcos Rodrigues Silvdaa - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113):115-130.
  • Hume e o argumento do desígnio.Marcos Rodrigues da Silva - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113).
  • Considerações sobre o princípio de proporcionalidade entre a causa e o efeito nos Diálogos de Hume.Marília Côrtes de Ferraz - 2019 - Discurso 49 (2).
    Trata-se, neste artigo, de analisar o princípio fundamental ─ like effects prove like causes ─ sobre o qual Cleanthes, nos Diálogos sobre a Religião Natural de Hume, apoia sua defesa do argumento do desígnio, bem como examinar a estratégia argumentativa de Philo para enfraquecer paulatinamente a força do argumento defendido por Cleanthes.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Hume e as bases científicas da tese de que não há acaso no mundo.Silvio Seno Chibeni - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):229-254.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n2p229 Tanto no Tratado da Natureza Humana como na Investigação sobre o Entendimento Humano , Hume mostra-se convencido de que “não há acaso no mundo”, e que “aquilo que o vulgo chama de acaso não passa de uma causa secreta e escondida”. Essa tese desempenha papel crucial em sua análise do livre-arbítrio e, conseguintemente, da responsabilidade moral; é também um elemento importante em sua discussão sobre os milagres. No entanto, o próprio Hume ofereceu, no Tratado , um argumento convincente para (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O velho e novo problema da indução.Eros Carvalho - manuscript
    Neste texto inrodutório, apresento brevemente o que normalmente se entende pelo velho problema da indução e, em seguida, apresento um pouco mais detidamente, acentuando as diferenças e semelhanças, o novo enigma da indução.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Instinto e razão na natureza humana, segundo Hume e Darwin.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Scientiae Studia 5 (3):263-286.