Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. John Locke E as teorias do direito de resistência de matriz luterana.Silvio Gabriel Serrano Nunes - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:189-205.
    Pretende-se abordar como os argumentos luteranos ─ de natureza constitucional das "magistraturas inferiores" e de direito privado ─ acerca do direito de resistência, desenvolvidos no final da década de 1520 e início de 1530, foram recepcionados no _Segundo Tratado Sobre o Governo Civil_, de John Locke, escrito no século XVII. O argumento de direito privado compreende que todo governante que abandona as boas ações e se dedica a cometer atos tirânicos se despoja de sua autoridade e, consequentemente, deve ser tratado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Direito Natural e Política em Rousseau.Ricardo Monteagudo - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):27-41.
    Pretendemos mostrar como os princípios do direito político presentes na convenção que funda o corpo moral e político de Rousseau decorrem das críticas ao direito natural. A partir de restrições ao que fora estabelecido pela tradição filosófica, Rousseau propõe seu próprio sistema de pensamento e seu próprio método, onde as noções de natureza, moralidade e legitimidade se tornam um campo fértil para seus leitores.We intend to present how the principles of political right that are at the convention that founds thepolit (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Os pressupostos filosóficos do maquiavelismo e o surgimento da via moderna em política.Rodolfo Jacarandá - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (1):130-153.
    No cenário intelectual do renascimento italiano o pensamento político de Nicolau Maquiavel antecedeu e influenciou grandes inovações que fundaram a modernidade. Um movimento geral de ideias definido no século XVI e XVII pelo conceito de maquiavelismo engendrou mudanças profundas na arquitetura conceitual dos pensadores e articulistas dos assuntos públicos, afetando a obra de grandes filósofos, de Bodin e Lipsius até Hobbes. A partir de pesquisa desenvolvidas no programa de doutorado em filosofia da Unicamp pretendo demonstrar neste trabalho quais foram os (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Representantes do povo- Uma moderna teoria da representação nas vindiciae contra tyrannos.Frank Viana Carvalho - 2012 - Dissertatio 35:163-175.
    De forma impressionante, já no século XVI, tão marcado pelo aumento do absolutismo na Europa, o autor das Vindiciae procura corajosamente mostrar que em todos os reinos bem ordenados, tanto nos antigos como nos contemporâneos, a existência de representantes do povo é uma constante. Ao apresentar esses representantes, alguns permanentes, outros, extraordinários, quais são as intenções de Mornay? Este artigo procura mostrar que, para o autor das Vindiciae, esses eram os legítimos representantes do povo. Os exemplos apresentados visavam estabelecer uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark