Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. A angústia, o nada e a morte em Heidegger.Marco Aurélio Werle - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):97-113.
    O artigo investiga a relação entre os conceitos de medo, angústia,nada e morte na filosofia da existência de Heidegger. Pretende-se apontar para o papel destes fenômenos existenciais na passagem do ser-aí desde a inautenticidade para a autenticidade de seu ser.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Sobre morte e possibilidade.Écio Elvis Pisetta - 2008 - Dissertatio 28:251-279.
    Neste artigo desejamos explorar algumas relações entre morte e possibilidade. Ao chamarmos a atenção para o tema da morte, convocamos também nosso pensamento a dar um pequeno recuo, a fim de examinar os diversos preconceitos que sempre nos afetam. Assim, de uma compreensão corriqueira da experiência da morte buscaremos uma existencial, uma compreensão que esteja de acordo com o ser-no-mundo que cada ser humano é. Pertence a esta compreensão existencial o desenvolvimento dos caracteres de possibilidade e de privilégio da morte, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Tolstoi e Heidegger: Da morte indiferente à morte própria.Ecio Elvis Pisetta - 2016 - Dissertatio 44:80-104.
    O texto oferece modesto estudo acerca da experiência da morte a partir da novela de Leon Tolstoi, A morte de Ivan Ilitch e de alguns conceitos desenvolvidos pelo filósofo alemão Martin Heidegger. Tolstoi desnuda a vida, tal como ele a vê. E o faz através de uma crítica à sociedade. Esta, para manter o status, foge e oculta toda real experiência da morte bem como da vida. Tolstoi não poupa descrições da vida pública como aquela que cultiva uma vida e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O fim da filosofia na era cibernética.Wanderley J. Ferreira Jr - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (2).
    Este trabalho é uma tentativa de estabelecer um diálogo de questões relativas à técnica com o cerne da filosofia heideggeriana. Seus pressupostos são os textos escritos e as posições tomadas por Heidegger, ao longo de sua obra, sobre a técnica e suas implicações.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Heidegger reader of Nietzsche: a metaphysics of the will power as a consummation of Western metaphysics.Wanderley J. Ferreira Jr - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):101-116.
    Aspectos básicos da leitura heideggeriana de Nietzsche. As possibilidades e as possíveis distorções operadas por tal interpretação em alguns conceitos fundamentais do pensamento nietzschiano. Num primeiro momento, explicitam-se as duas atitudes de Heidegger diante da história da filosofia e de seus principais pensadores, em momentos diferentes de seu pensamento. Em seguida, analisa-se, com um certo distanciamento crítico, em que sentido, conforme Heidegger, ocorre a consumação da metafísica do sujeito pensante [Descartes] na metafísica da vontade de potência e na ideia de (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Nietzsche- O último metafísico? Limites e possibilidades da interpretação Heideggeriana.Wanderley J. Ferreira Junior - 2012 - Prometeus: Filosofia em Revista 5 (10).
    Aspectos básicos da leitura heideggeriana de Nietzsche. As possibilidades e aspossíveis distorções operadas por tal interpretação em alguns conceitos fundamentais dopensamento nietzscheano. Num primeiro momento, explicita-se as duas atitudes de Heideggerdiante da história da filosofia e de seus principais pensadores em momentos diferentes de seupensamento. Em seguida analisa-se, com certo distanciamento crítico, em que sentido, conformeHeidegger, ocorre a consumação da metafísica do sujeito pensante [Descartes] na metafísica davontade de potência e na ideia de super-homem em Nietzsche.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Condições de possibilidade para o pensar e oagir ético: a experiência da diferença e do outro.Wanderley J. Ferreira Júnior - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):13-33.
    Este texto analisa a experiência do pensar e do agir ético em tempos de morte do desejo de filosofar e do sujeito. Também o caráter da experiência de pensamento e a exigência de ruptura com uma determinada imagem do pensamento, consolidada pela própria tradição filosófica e por nossa prática como professores de filosofia e sujeitos éticos. Faz uma crítica à ética universal e à ideia de sujeito universal que lhe é subjacente num contexto em que se proclama a morte do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O homem como ser-no-mundo: repercussões pedagógicas da analítica existencial de Ser e Tempo // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.1. [REVIEW]Wanderley Jose Ferreira Jr - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):436-458.
    O texto trata da exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e tempo. O ponto de partida é o curso dado no semestre de verão de 1923: Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e tempo. Em seguida, explicitam-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí cuja constituição fundamental é ser-nomundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação. Palavras-chave: Filosofia. Fenomenologia. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Friendship as conceptual landscape and friend as conceptual character, according to Deleuze e Guattari.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):0-0.