Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Conformismo e consumismo à luz de Hannah Arendt: Na ótica dos elementos totalitários.Flávio Rovani de Andrade - 2013 - Dissertatio 38:217-245.
    Este artigo analisa os conceitos de conformismo e consumismo na perspectiva do pensamento de Hannah Arendt, ressaltando que esses conceitos aparecem, em sua obra, alinhados às suas análises do totalitarismo e desdobrados deste, na medida em que são formas de lançar os seres humanos ao ciclo sempre-recorrente do trabalho e do consumo, no metabolismo com a natureza, numa forma de existência fora do mundo comum. Destaca, após análise do potencial de organização das massas do conformismo e do caráter de movimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A política como espaço de aparição da liberdade: A resposta de Hannah Arendt.Alex de Campos Moura - 2012 - Prometeus: Filosofia em Revista 5 (9).
    Este texto procura trabalhar a noção de política formulada por Hannah Arendt, especialmente em sua relação com a intersubjetividade e com a liberdade. O que se pretende mostrar é que a autora compreende a dimensão política como intrínseca à condição humana, como o espaço partilhado por um sujeito que é originariamente ser-com e no qual todo ato livre pode aparecer, realizando-se efetivamente. Buscamos mostrar que, nessa formulação, é central a experiência do totalitarismo, a reflexão sobre o papel e o sentido (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark