Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Louis-Bernard Guyton de Morveau e a revolução química das Luzes.Ronei Clécio Mocellin - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):733-758.
    O objetivo deste artigo é investigar a concepção enciclopédica de revolução científica posta em prática pelo químico francês L.-B. Guyton de Morveau (1737-1816). Deslocando a análise do conhecimento químico das Luzes do programa traçado por Lavoisier (1743-1794), sugerimos uma concepção revolucionária republicana, proclamada como resultado do esforço de uma coletividade. Daremos destaque a três abordagens revolucionárias de Guyton de Morveau no âmbito da química. A primeira foi sua atuação no ensino dessa ciência, cuja pedagogia e métodos de ensino foram fundamentais (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Da organização cartesiana à desorganização sadiana: Sade e o conceito de organização nos séculos XVII e XVIII.Clara Carnicero de Castro - 2018 - Doispontos 15 (1).
    "Organização" é um conceito amplamente empregado nos romances filosóficos de Sade. O sentido do termo, contudo, parece mudar conforme a teoria do personagem. Tal polissemia não é uma invenção de Sade, pois pode-se discernir, em obras filosóficas dos séculos XVII e XVIII, pelo menos cinco significados diferentes para a palavra: um sinônimo de máquina cartesiana, uma disposição específica da matéria que possibilita a vida, a forma com que a matéria viva se dispõe num todo contínuo, um mero arranjo geométrico de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark