View year:

  1. Movimento Funk carioca, cultura popular E Mercado: Limites da consciência de gênero à emancipaçâo da mulher trabalhadora.Cláudia Toffano Benevento & Luci Faria Pinheiro - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):7-28.
    O funk é hoje considerado uma das maiores manifestações culturais de massa do Brasil e está diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude oriunda de favelas, portanto ele reflete a vida cotidiana em comunidades do Rio de Janeiro. Este artigo consiste em uma análise crítica construída em torno das mulheres Mc’s do Movimento Funk Carioca e, tem como objetivo analisar por meio do cotidiano da mulher trabalhadora as contradições da cultura popular expressas nas músicas que alimentam uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A “sagrada” família E os direitos lgbt: Apontamentos sobre O discurso da comissão de direitos humanos E minorias no brasil.Késia Maria Maximiano de Melo - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):29-38.
    O presente artigo tem como principal objetivo compreender de que modo as concepções de família, levantada por deputados religiosos, tem influenciado nos debates acerca das propostas de ação da Comissão de Direitos Humanos no Brasil. Para tal, parte da análise discursiva das falas proferidas pelo então presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, no período de março a julho de 2014, publicados pela mídia virtual. Os resultados demonstram que nos discursos proferidos pelo então presidente da Comissão são sustentados por (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Professores em formação E formação de professores: Repensando os termos da oração nas aulas de sintaxe.André Luiz Faria - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):39-64.
    Este trabalho é uma proposta de ensino de sintaxe para os cursos de Licenciatura em Letras. Os objetivos que me levaram a escrever este texto foram os seguintes: reabrir a discussão acerca da necessidade de revisar o que sugere a Nomenclatura Gramatical Brasileira no âmbito da análise sintática; reinvindicar o reconhecimento da noção de sintagma como unidade sintática construída hierarquicamente e localizada entre o vocábulo e a sentença; e reconhecer dois níveis de estruturação sintática – oracional e suboracional –, em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A formação do Campo de estudos da violência no brasil: Estrutura E habitus nas ciências sociais da Nova república.Paulo César Ramos - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):95-112.
    O presente artigo apresenta uma descrição da formação do subcampo acadêmico dos estudos sobre violência, crime, direitos humanos e segurança pública nas ciências sociais no Brasil, baseado num livro de entrevistas “as ciências sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, de 2011. Nossa análise ancorou-se nas formulações de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo acadêmico, subcampo, habitus, entre outros que compõe o repertório do sociólogo. A peça forjada no livro concentra-se em pesquisadores (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Seminário integrado: Ambiente de interdisciplinaridade E de pesquisa no ensino médio politécnico.Ana Paula Rebello, Lisiane Araujo Pinheiro & João Bernardes da Rocha Filho - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):65-77.
    Neste trabalho são apresentados dados e reflexões sobre a proposta pedagógica de Ensino Médio Politécnico, implantada desde 2012 nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, Brasil. Tendo como pano de fundo as concepções do Educar pela Pesquisa e da Interdisciplinaridade - eixos norteadores da parte diversificada denominada Seminário Integrado -, a investigação teve cunho qualitativo, apresentando inferências sobre as compreensões acerca do conceito de pesquisa alcançadas pelos estudantes. As intervenções pedagógicas da investigação foram desenvolvidas em quatro turmas de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Pibid interdisciplinar-educação ambiental em interação com a com-Vida: Oficina sobre O consumismo E reciclagem de resíduos sólidos.Michele dos Santos, Alba Leal, Laiz Souza, Rosemary Brito dos Reis Azevedo, Thais Mendes dos Santos & Silvana do Nascimento Silva - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):79-94.
    A escola é um espaço importantíssimo para o desenvolvimento de trabalhos e ações que envolvem a gestão de resíduos sólidos, tema cada vez mais discutido em trabalhos e eventos científicos. Com o objetivo de sensibilizar educandos para o problema, um grupo de bolsistas do Pibid Interdisciplinar – Educação ambiental realizou um experimento em que ações socioambientais foram propostas e desenvolvidas junto com educandos de uma escola parceira. As experiências vivenciadas no cotidiano escolar dos dois grupos tiveram como técnicas de coleta (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues